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Ferramenta de Gestão - Análise PEST(AL)

3/6/2020

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INTRODUÇÃO
 
A análise PEST, e suas variações PESTE e PESTAL, é uma ferramenta aplicada na identificação e análise dos principais fatores EXTERNOS que afetam uma organização para um escopo determinado.
 
PEST é um acrônimo para designar os fatores Político, Econômico, Social e Tecnológico (e Ambiental e Legal), que conduz a organização a concluir sobre seus impactos no ambiente de negócios no qual a organização opera e sobre as possíveis mudanças que possam ocorrer.
 
Em um nível macro e associada com a ferramenta Matriz SWOT, a análise PEST contribui no Planejamento Estratégico da organização.
 
O escopo da análise PEST pode considerar: o planejamento estratégico, o planejamento de um novo negócio, o planejamento de marketing, o desenvolvimento de produtos e serviços, o planejamento organizacional e projetos de melhoria.
 
A designação utilizada dependerá dos fatores externos considerados pela organização quando da análise de seu ambiente externo.
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Perguntas principais que devem ser realizadas para orientar o desdobramento dos fatores de análise PEST(AL):
 
P - Qual é a situação política do país e como isso pode afetar a indústria?
E - Quais são os fatores econômicos predominantes?
S - Quanta importância a cultura tem no mercado e quais são seus determinantes?
T - Quais inovações tecnológicas provavelmente aparecerão e afetarão a estrutura do mercado?
A - Quais são as preocupações ambientais para a indústria?
L -
Existem legislações atuais que regulam a indústria ou pode haver alguma mudança nas legislações da indústria?
 
FATORES

FATOR POLÍTICO - Fatores que determinam até que ponto um governo pode influenciar a economia ou um determinado setor:
 
  • Situação política atual (estabilidade, convulsão, etc.);
  • Próximas eleições municipais, estaduais e federais (propostas):
    • Políticas tributárias
    • Políticas cambiais
    • Política fiscal
    • Etc.
  • Relações internacionais (bilaterais e multilateriais);
  • Acordos comerciais (existentes, pendentes, etc.);
  • Etc.
 
FATOR ECONÔMICO - Fatores determinantes da economia que impactam diretamente a organização:
 
  • Cenário econômico (crescimento, estagnação, desaceleração);
  • Nível de confiança econômica do país.
  • Produtos e serviços (mercado/concorrência);
  • Taxa de inflação (precificação de produtos e serviços / demanda e oferta);
  • Incentivos, financiamentos, impostos e taxas existentes (juros, câmbio, etc.);
  • Políticas de emprego:
  • Taxa de emprego/desemprego
  • Nível dos salários
  • Etc.
 
FATOR SOCIAL - Fatores que analisam o ambiente social do mercado e avaliam tendências culturais, dados demográficos, análises populacionais, etc.:
 
  • Estilo de vida da população e distribuição geográfica (área de atuação);
  • Hábitos de consumo;
  • Níveis sociais e de escolaridade;
  • Distribuição etária;
  • Mercado de trabalho;
  • Taxa de natalidade e esperança média de vida;
  • Conscientização ambiental, de saúde e de segurança;
  • Crenças religiosas;
  • Etc.
 
FATOR TECNOLÓGICO - Fatores de inovação, novas tecnologias, etc.:
 
  • Tecnologias disponíveis usados atualmente;
  • Profissionais qualificados tecnicamente para a área de negócio;
  • Taxa de obsolescência;
  • Hardwares e softwares;
  • Sistemas informatizados;
  • Automação;
  • Pesquisa e desenvolvimento;
  • Etc.
 
FATOR AMBIENTAL - Fatores que influenciam ou são determinados pelo meio ambiente circundante:
 
  • Regulamentação ambiental (compensações ambientais, etc.);
  • Regulamentação ecológica;
  • Redução da pegada de carbono;
  • Gestão de resíduos;
  • Políticas de sustentabilidade;
  • Utilização de energia renovável;
  • Conscientização “verde”;
  • Mudanças climáticas;
  • Espécies em extinção;
  • Etc.
 
FATOR LEGAL - Fatores de entendimento das legislações do país:
 
  • Existência de legislação setorial;
  • Leis trabalhistas;
  • Código de Defesa do Consumidor;
  • Legislações pendentes;
  • Mudanças de tributação;
  • Prazos de ajuste às mudanças legislativas;
  • Etc.
 
A análise PEST deve se realizada com base em informações confiáveis para permitir que suas conclusões efetivamente contribuam para a tomada de decisões e determinação das ações que se fizerem necessárias.
 
As conclusões resultantes da análise PEST permitirão que a organização, através da aplicação da ferramenta MATRIZ SWOT, identifique e minimize os riscos significativos e potencialize as oportunidades.
 
VANTAGENS DA ANÁLISE PEST
 
  • Possui uma estrutura simples, de fácil entendimento e uso;
  • Auxilia a entender o ambiente de negócio no qual a organização opera;
  • Envolve habilidades e conhecimentos multifuncionais;
  • Incentiva o desenvolvimento do pensamento estratégico;
  • Ajuda a reduzir o impacto  e efeitos de potenciais ameaças futuras; e,
  • Ajuda a identificar, explorar (riscos associados) e potencializar oportunidades.
 
DESVANTAGENS DA ANÁLISE PEST
 
  • A eficácia depende das informações coletadas para análise, podendo ocorrer  o risco de não se considerar informações importantes (simplificação), ou querer coletar informações excessivas (paralização);
  • Exige que os participantes tenham acesso a fontes de dados que podem ser demoradas e dispendiosas.
  • Dificuldade para obtenção de informações relevantes, conduzindo a  análise com base em premissas subjetivas;
  • Necessita ser realizada regularmente para manter sua eficácia;
  • Depende do conhecimento organizacional das pessoas envolvidas e da multifuncionalidade destas pessoas;

CONCLUSÃO 

A Análise PEST(AL) é uma ferramenta aplicada para a identificação das questões externas que podem afetar o ambiente de negócio da organização nos aspectos político, econômico, social, tecnológico (ambiental e legal).

As informações identificadas durante a análise Pest(al) devem ser avaliadas  considerando quais os impactos o fator analisado pode causar na organização.
​

Como resultado da análise PEST(AL) conseguiremos obter conclusões sobre potenciais ameaças e oportunidades que, com a aplicação da Matriz SWOT, contribuirão no planejamento estratégico da organização.
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