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ISO 9001:2015 e o Contexto Organizacional

7/4/2017

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Em setembro de 2015 a ISO (International Organization for Standardization) emitiu, após 16 anos, uma revisão efetiva das normas ISO 9000 e ISO 9001 para Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) refletindo as práticas empresariais modernas, as mudanças do ambiente de negócios, o uso intensivo da tecnologia da informação e a nova terminologia dos negócios.

A seção 4 – Contexto Organizacional apresenta alguns dos novos requisitos que têm como objetivo conduzir a Liderança das organizações a refletirem sobre a sua realidade, externa e interna, e avaliar se o seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é eficaz em alcançar os resultados pretendidos, assegurando a satisfação de seus Clientes e considerando as necessidades e expectativas de outras partes interessadas pertinentes que possam impactar na sua capacidade de fornecer produtos e serviços consistentemente, em uma visão focada para o seu desenvolvimento sustentável. Tais informações não precisam estar documentadas, porém devem ser periodicamente monitoradas e analisadas criticamente.

Ao analisar o contexto organizacional, a Liderança deve avaliar informações (dados) que permitam entender os seguintes aspectos:

  1. A situação da organização;
  2. O que queremos alcançar, e;
  3. A estratégia para alcançar o que queremos.

As informações devem abranger, quando pertinente, as seguintes questões:
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​Existem diversos métodos, ferramentas e práticas estruturadas para a condução dessa análise.
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O resultado esperado dessa reflexão, em conjunto com a análise das partes interessadas pertinentes, é o claro estabelecimento do escopo do SGQ considerando, também, os tipos de produtos e serviços a serem cobertos e as justificativas para a não aplicabilidade de qualquer requisito normativo. Como resultado secundário, mais não menos importante, as conclusões dessa análise irão subsidiar a determinação dos riscos e oportunidades que devem ser tratados para aumentar a possibilidade de sucesso da organização.

Com o escopo devidamente estabelecido e documentado a organização estará apta a iniciar, ou rever, o planejamento do seu SGQ como estabelecido, implementado, mantido e melhorado continuamente, incluindo os seus processos e suas interações. Na extensão necessária, a organização deverá manter e reter informação documentada, para apoiar a operação de seus processos e prover confiança de que os processos estão sendo conduzidos conforme planejado. Esquecendo os paradigmas, essa documentação pode incluir “procedimento(s) documentado(s)”.

Embora possa não parecer tão óbvio, a seção 4 da norma ISO 9001:2015 faz alusão a toma de decisão em 3 (três) aspectos:


  1. Princípio da Qualidade “Tomada de Decisão com Base e Evidências”;
  2. Cláusula 0.1.c, “Abordar riscos e oportunidades associados com o contexto e objetivos”;
  3. Cláusula 5.1.b, “Assegurando que a Política e os objetivos da qualidade sejam estabelecidos para o SGQ e que sejam compatíveis com o contexto e direção estratégica da organização”.
Em resumo, podemos entender a seção 4 considerando o diagrama abaixo:
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O mais importante que devemos considerar em relação aos novos requisitos da seção 4 (4.1 e 4.2) é que eles formam uma base sólida para a Liderança “tomar as rédeas” e entender que o estabelecimento e implementação de um SGQ não pode mais estar desassociado dos demais sistemas de gestão da organização (Ex.: Continuidade dos Negócios, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional, etc.), assim como não podem mais simplesmente entregar a responsabilidade e autoridade a um “Representante da Direção”, pois, neste caso, continuaram a ser um “sistema alienígena”* que apenas despende recursos e não contribuem efetivamente para o sucesso da organização.
 
* Denominação utilizada por Luiz Nascimento, coordenador técnico do CB 25 e líder da delegação brasileira nos fóruns do TC 176 para a revisão da norma ISO 9001
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