QualiStatus® - Consultoria, Auditoria e Treinamento
  • INÍCIO
  • SOBRE
  • CURSOS
  • LOJA
  • ARTIGOS
  • CONTATO

Liderança não é (só) comportamento, é (sempre) alcançar resultados

9/1/2019

0 Comments

 
Muito se analisa e se discute sobre o aspecto Liderança sob a ótica do comportamento requerido de um Líder, porém, o que as organizações realmente desejam é que os resultados planejados sejam alcançados e os benefícios almejados sejam efetivamente consolidados.
 
Mesmo que realizemos o “melhor” Planejamento Estratégico e o implementemos eficazmente não há como assegurar que a organização evolua e permaneça sustentável, pois desconhecemos as ações planejadas pela concorrência.  
 
A Liderança, como um aspecto da Gestão de Pessoas, é um dos fatores mais importantes quando procuramos compreender as organizações de sucesso e uma farta bibliografia focada na figura do Líder e do seu comportamento está disponível, mas não podemos entendê-la com uma conotação de “dom mágico”. A Liderança pode e deve ser cultivada pelas organizações.

“Liderança é o que há de mais importante em uma organização. Sem ela nada acontece.”
(Vicente Falconi)

Organizações de sucesso são aquelas que demonstram capacidade de transformar seus processos para assegurar a sustentabilidade do negócio e, neste contexto, a Liderança se apresenta como um dos fatores críticos de sucesso.
 
Os diversos questionamentos sobre as características importantes e imprescindíveis de um Líder nos conduzem a um consenso quanto as suas competências, habilidades motivacionais e interpessoais e atitudes, incluindo o estilo de comunicação e de tomada de decisão.
 
Este consenso propaga que a Liderança se apresenta na capacidade de inspirar e motivar pessoas e saber explorar suas potencialidades para extrair o melhor desempenho, se posicionando como uma influência positiva, um exemplo a ser seguido.
“O exemplo não é a coisa principal para influenciar os outros. É a única coisa.”
(Albert Schweitzer)
Sendo impossível codificar as características de um Líder com um método específico somos conduzidos a definições de diversos Estilos de Liderança implicando, também, na necessária versatilidade em saber adequar o estilo de liderança à situação que se apresenta e ao nível hierárquico na qual é exercida, conduzindo as pessoas não para onde querem ir, mas sim para aonde deveriam ir. 
“Liderar é a arte de motivar alguém a fazer algo que você quer feito, porque essa pessoa quer fazê-lo.”
(Dwight D. Eisenhower)
​Entretanto a Liderança é uma via de duplo sentido para atendimento de objetivos mútuos, do Líder e sua equipe assim como da organização para com as demais partes interessadas.
 
Desta forma, o exercício da Liderança é um aspecto da Gestão Corporativa quando considerando o sistema de trabalho da organização e suas práticas de avaliação de desempenho, remuneração, reconhecimento e incentivos, as quais devem estar orientadas na agregação de valor para todas as partes interessadas.

​“Liderança é alcançar as metas consistentemente com a equipe e da forma certa”.
(Vicente Falconi)

Sob este aspecto, a Liderança abrange a capacidade em avaliar constantemente os contextos para determinação ou adequação do rumo e na habilidade de se criar um ambiente de confiança no qual os conhecimentos sejam compartilhados para que as ações de mudanças alcancem os benefícios desejados.
​“Quando for óbvio que as metas não podem ser alcançadas, não ajuste as metas, ajuste as ações."
(Confúcio)

A Liderança Transformadora vai muito além do comportamento e nos remete a uma abordagem ampla do modelo de Governança, o qual deve ter como sustentação o cultivo do conteúdo da Liderança em todos os cargos, funções e níveis que possuem como tarefa determinar rumos e “fazer acontecer” à estratégia, os planos e os métodos definidos.
0 Comments



Leave a Reply.

Site powered by Weebly. Managed by Hostgator Brasil Ltda
  • INÍCIO
  • SOBRE
  • CURSOS
  • LOJA
  • ARTIGOS
  • CONTATO