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Mapeando os Processos Organizacionais - Parte 3

4/6/2020

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Independente da sua natureza, tipo, tamanho ou complexidade, todas as organizações são constituídas por processos que visam atender, com maior ou menor eficiência e eficácia, seus objetivos estratégicos para que assegurem seu desenvolvimento sustentável. Na primeira parte deste artigo apresentamos o conceito, os tipos e a hierarquia dos processos e na segunda parte apresentamos sobre a necessidade de se mapear os processos organizacionais.
 
A importância do mapeamento de processos pode ser aferida pela publicação de extensa literatura sobre o assunto e a certificação de profissionais especialistas mas, notadamente, pela publicação e revisão contínua do documento PCF – Process Classification Framework (Estrutura de Classificação de Processos), elaborado e disponibilizado gratuitamente pelo APCQ - American Productivity & Quality Center, no qual são apresentadas 12 (doze) categorias de processos operacionais e de gerenciamento, incluindo grupos de processos e mais de 1.000 (mil) processos e atividades associadas.
 
O mapeamento dos processos esbarra em algumas dificuldades, tais como:
 
  • Definição não muito clara dos limites do processo: o trabalho nunca termina;
  • Falta de envolvimento das pessoas que efetivamente atuam no processo;
  • Não participação de outras pessoas que possuam conhecimento sobre o processo;
  • Ausência de envolvimento e apoio da liderança responsável;
  • Objetivos não devidamente esclarecidos quanto à necessidade de se realizar o mapeamento;
  • Exagerar no nível de detalhamento necessário para a compreensão do processo;
  • Se desviar de como o processo realmente está sendo executado, buscando de imediato melhorar o processo;
  • Elaboração de documentação excessiva para suportar a execução do processo pelas pessoas.
 
A organização que decide estrategicamente implementar um modelo de gerenciamento por processos poderá avaliar o nível de maturidade de sua gestão ao considerar a situação dos seguintes fatores: o quanto é completa, automatizada, suportada em informações confiáveis e continuamente aprimorada.
Imagem
      Fonte : ISIXSIGMA (adaptado)
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