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O que é Gerenciamento da Qualidade Total?

9/3/2020

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Gerenciamento da Qualidade Total (GQT) - Total Quality Management (TQM) - é um termo que se originou na década de 1950 e hoje é usado principalmente no Japão. É o equivalente ao que outros países ou organizações podem chamar de sistema de gestão da qualidade em toda a empresa, sistema de gerenciamento da qualidade da empresa ou sistema integrado de gerenciamento da qualidade, para citar alguns.
 
O termo 'total' significa que toda a organização - todas as equipes, departamentos e funções - está envolvida no gerenciamento da qualidade. O 'sistema' refere-se aos métodos gerenciais e tecnológicos para alcançar requisitos da qualidade e objetivos de negócios em toda a organização. Embora possa ter vários nomes, Juran acredita que 'excelência empresarial' seja um nome mais apropriado para TQM.
 
O Sistema de Gerenciamento de Excelência Empresarial de Juran há muito tempo se expressa como um sistema de excelência empresarial e/ou da qualidade empresarial. Ele incorpora as crenças e hábitos organizacionais estabelecidos nas políticas e processos para desenvolver uma cultura capaz ou projetar e fornecer produtos e serviços que excederão as necessidades de clientes, regulamentares, comerciais e sociais.
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Princípios-chave do TQM

O gerenciamento da qualidade total possui vários princípios fundamentais que, quando implementados em conjunto, podem levar qualquer organização à excelência nos negócios.

Foco no cliente

O ponto central de todos os sistemas TQM de sucesso é o entendimento de que a qualidade é determinada pelo Cliente. Independentemente de quais medidas você introduz para melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, a única maneira de saber se eles foram bem-sucedidos é o feedback do cliente, seja na forma de análises, taxas de retorno ou pesquisas de satisfação.

Envolvimento dos funcionários
 
Todas as pessoas em uma organização - desde trabalhadores iniciantes até a gerência - são responsáveis ​​pela qualidade dos produtos e serviços. No entanto, os funcionários só podem ser engajados se se sentirem habilitados a tomar suas próprias decisões, algo que depende da administração em criar o ambiente certo no local de trabalho.
 
Centado no processo
 
Um sistema TQM falhará sem um foco claro nos processos e no pensamento centrado em processos. Uma falha no processo é, em última análise, a causa da maioria dos problemas, razão pela qual o monitoramento eficaz de cada etapa é uma parte essencial da avaliação, manutenção e melhoria da qualidade.
 
Sistema Integrado
 
Uma organização deve ter um sistema integrado que permita um gerenciamento eficaz da qualidade total. Pode ser um sistema sob medida ou baseado em um padrão da qualidade como a ISO 9001, mas deve ser entendido e aplicado em todas as funções e departamentos.
 
Abordagem estratégica e sistemática
 
Crítico para o gerenciamento da qualidade é a existência de um plano estratégico que descreve como uma organização pretende atingir sua missão e objetivos de negócios. Desnecessário dizer que a qualidade deve ser um componente essencial desse plano.
 
Tomada de decisão baseada em fatos
 
O desempenho dos negócios só pode ser avaliado usando os fatos disponíveis, como dados de vendas, números de receita e taxas de retenção de clientes. As opiniões de clientes, empregadores e fornecedores nunca devem ser usadas para orientar decisões.
 
Comunicação
 
A comunicação eficaz é essencial quando uma organização está implementando mudanças significativas em prol da melhoria dos negócios. Todo membro da equipe deve estar ciente da estratégia, dos prazos envolvidos e das razões para implementá-la.
 
Melhoria continua
 
A aplicação dos princípios do DMAIC e do Lean Six Sigma influnciará uma organização com uma cultura de melhoria contínua, levando todos os funcionários a buscar constantemente de novas maneiras de serem mais competitivos e a fornecer produtos de alta qualidade para todas as partes interessadas.
 
Por que seguir os princípios da TQM?
 
O departamento da qualidade em muitas empresas é responsável apenas pela qualidade dos produtos, com seu foco tipicamente limitado à cadeia de suprimentos. Ele não tem nenhum papel na promoção da qualidade em toda a organização, mas as organizações têm muitas oportunidades para impulsionar a experiência do cliente além dos produtos, com o atendimento ao cliente sendo um excelente exemplo.
 
Nos últimos anos - como as pressões competitivas forçaram um tema muito além do controle tradicional da qualidade, inspeção, engenharia da qualidade e engenharia da confiabilidade - o papel do departamento e da função da qualidade é desempenhado por todos os departamentos em um sistema TQM.
 
O gerenciamento da qualidade em um sistema TQM garante que sua organização mude do atual "pequeno q" ou foco do produto para o pensamento "grande Q, foco da empresa". O maior benefício é reduzir o custo total da qualidade, melhorando todos os produtos, serviços e processos, não apenas os da produção.
 
Outros benefícios do TQM incluem:
 
·       Reduza o risco e reduza o risco ao projetar novos produtos e processos
·       Resolva os problemas antes que eles ocorram
·       Resolver problemas que ocorrem durante as operações
·       Melhore o desempenho do fornecedor
·       Controlar processos para evitar riscos, mesmo ao aumentar a escala
·       Aumente a produtividade ou todos os funcionários
·       Reduza o custo total da qualidade e não apenas os custos da má qualidade dos produtos
Original: https://www.juran.com/blog/what-is-total-quality-management/
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