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Ferramentas de Gestão  – 5S - Contextualização

8/6/2022

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INTRODUÇÃO
 
A ferramenta de gestão 5S é aplicada quando uma organização decide iniciar sua caminhada rumo à Gestão pela Qualidade Total (GQT) objetivando construir um ambiente sadio de educação continuada que simplifique o ambiente de trabalho e reduza os desperdícios para melhorar os aspectos de qualidade e segurança e obter benefícios duradouros.
 
Nesse contexto, a decisão pela implementação da ferramenta 5S é estratégica e requer o compromisso, a disponibilidade de recursos e o monitoramento constante da Alta Direção visando assegurar que os resultados esperados sejam alcançados e os benefícios desejados sejam incorporados à cultura organizacional como um valor conquistado. 
 
Concebido por Kaoru Ishikawa, em 1950, no Japão do pós-guerra, a ferramenta 5S se caracteriza por resumir cinco sensos pessoais que orientam e incentivam valores e hábitos que contribuem para uma melhor relação entre os colaboradores e para o aprimoramento do desempenho da organização como um todo. 
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A aplicação da ferramenta 5S é um esforço coletivo para realizar mudanças no ambiente organizacional, isso inclui considerar os diversos espaços de convivência, tais como: o espaço físico, auditivo, visual, olfativo, tátil, emocional e político, trabalhando as dimensões física, intelectual e social para criar um ambiente de trabalho colaborativo, organizado e saudável. O sucesso na implementação da ferramenta 5S permite que a organização se apresente preparada para alavancar projetos mais complexos.
 
Quanto as 3 (três) dimensões citadas temos que:
 
  • Dimensão física: está relacionada a coisas materiais, aos objetos que nos cercam;
  • Dimensão intelectual: está relacionada aos métodos de trabalho e a execução das tarefas, incluindo a tecnologia aplicada;
  • Dimensão social: está relacionada ao comportamento e atitudes pessoais e as reações frente as diferentes situações que surgem. 

Por tratar de mudanças comportamentais em busca do bem coletivo é preciso sensibilizar as pessoas quanto aos seus benefícios e ao compromisso de participar efetivamente de todas as etapas de implementação, incluindo o exercício da liderança e criatividade na obtenção de soluções eficazes e minimizando possíveis resistências ao processo. 
​
“Se você pode fazer o 5S, pode fazer qualquer coisa”
(Takashi Osada)

​Por muito tempo considerado como um “programa da qualidade”, a aplicação da ferramenta 5S não possui um início, meio e fim e, desta forma, trata-se de um processo de gestão permanente.
 
De forma clara e objetiva, a ferramenta 5S irá contribuir para que a organização, constituída por pessoas, possa manter não só um ambiente de trabalho organizado, mas suas próprias rotinas, através de:
 
  • cumprimento dos procedimentos administrativos e operacionais;
  • facilidade para encontrar documentos importantes;
  • agendas organizadas para não perder dia e horário de reuniões e outros compromissos;
  • valorização das pessoas gerando empatia e colaboração entre as equipes;
  • ambiente limpo e agradável;
  • mais humor e produtividade;
  • melhoria da qualidade e segurança no trabalho;
  • etc.
 
“O sucesso do 5S pode extrapolar os limites organizacionais e
contribuir para a criação de uma sociedade mais sustentável e solidária.”
ENTENDENDO OS 5 SENSOS

Situação Geral da Organização

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SEIRI – Senso de Organização

Desapegue de tudo aquilo que não é necessário para realizar suas tarefas atuais. Destine as coisas para onde elas são realmente necessárias ou descarte. Mantenha seu local de trabalho organizado: sua mesa, sua sala, seu departamento e a própria organização. Reavalie a forma de executar suas tarefas e elimine atividades desnecessárias. Concentre-se em suas funções e responsabilidades e contribua com os outros, quando solicitado.

Regras básicas:
  1. Verificar o que é útil e necessário;
  2. Separar aquilo que não tem utilidade para o setor;
  3. Descartar o que não serve e/ou disponibilizar para outro setor.

Vantagens obtidas:
  1. Liberação de espaço;
  2. Eliminação de materiais, equipamentos, prateleiras, ferramentas de trabalho e instrumentos em desuso;
  3. Eliminação de dados de controle ultrapassados;
  4. Eliminação de itens fora de uso e sucatas;
  5. Reutilização de recursos.

Hábitos desejados: “Você não precisa, não adquira”; “A pessoa não precisa, não forneça”; “Antes de falar, pense e resuma”; “Está ruim, não aceite”.
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SEITON – Senso de Arrumação

Designe um local adequado para guardar cada objeto de forma organizada e ordenada e assegure que possam ser localizados rapidamente por todos quando preciso ou requisitado, “sem perda de tempo”. Determine nomenclatura única para os objetos.

Regras básicas:
  1. Mantenha perto o que se usa diariamente;
  2. Com fácil acesso ao que se usa semanalmente;
  3. Compartilhado com os demais aqueles que são necessários mensalmente; 4. Um local diferente para cada objeto e cada objeto no local certo.

Vantagens obtidas:
  1. Rapidez e facilidade para encontrar documentos, materiais, equipamentos e outros objetos de uso comum e/ou diário;
  2. Diminuição de cansaço físico por movimentações desnecessárias;
  3. Melhoria do fluxo de pessoas e materiais;
  4. Economia de tempo;
  5. Diminuição de acidentes.

Hábitos desejados: “Abriu, feche”, “Acendeu, apague”, Ligou, desligue”, Dessarumou, arrume”, Usou, deixe como estava”, Precisou, deixe fácil de acessar”.
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SEISOU– Senso de Limpeza

Não é só limpar, é não sujar, conservando e preservando o local de trabalho. Sempre que utilizar algo deixe limpo e pronto para ser utilizado novamente. Zele pelos objetos e materiais de trabalho de uso individual e coletivo. Inspecione é identifique por que está sujando ou funcionando inadequadamente e elimine a fonte do problema.

Regras básicas:
  1. Limpe todas as áreas e defina locais de descarte das sujeiras (macro);
  2. Limpe áreas e equipamentos específicos (individual);
  3. Limpe partes e componentes e elimine as fontes de sujeira.

Vantagens obtidas:
  1. Melhoria do local de trabalho;
  2. Satisfação dos colaboradores por trabalhar em local limpo;
  3. Maior segurança e controle sobre os equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho;
  4. Eliminação do desperdício;
  5. Proteção da nossa saúde;
  6. Valoriza a imagem do departamento.

Hábitos desejados: “Atenção aos detalhes”, “Não sabe consertar, chame quem sabe”, “Sujou, crie formas de não sujar”, “Limpando, escute o barulho, sinta a temperatura”
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SEIKETSU– Senso de Bem Estar

E o momento de assegurar a manutenção dos 3s iniciais e cuidar da saúde mental de todos atuando para a criação de um ambiente de trabalho agradável nos níveis físico, mental e emocional e aos aspectos relacionados com a poluição ambiental, incluindo incentivar os exames periódicos, cuidados com a alimentação e a importância dos exercícios físicos.

Regras básicas:
  1. Planeje a manutenção dos 3s inicias, realize palestras, visitas a outras empresas e auditorias periódicas;
  2. Crie planos de melhorias em cada área;
  3. Promova atividades que envolvam formação de equipes;
  4. Crie controles visuais.

Vantagens obtidas:
  1. Equilíbrio físico e mental;
  2. Melhoria do ambiente de trabalho (moral e saúde dos colaboradores);
  3. Melhoria das áreas comuns (banheiros, copa, etc.);
  4. Melhoria das condições de segurança;
  5. Melhoria da produtividade.

Hábitos desejados: “Antes das refeições, lave as mãos”, “Consertos provisórios, evitar”, “Não sabe como funciona, não mexa”, “É prejudicial, não faça”, “Não está de acordo, esclareça”.
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SHITSUKE– Senso de Disciplina

Cultive os bons hábitos, elimine os vícios. É preciso manter a autodisciplina e continuar melhorando. Observe e siga as normas, regras e procedimentos, atenda as especificações, sejam elas formais ou informais, escritas ou verbais. Faça o que tem que ser feito e da maneira que tem que ser feito. Queira fazer, tenha vontade de fazer e se disponha a fazer o certo, mesmo que esteja sozinho.

Regras básicas:
  1. Elabore ou revise normas e procedimentos de forma clara e concisa, assegure o entendimento;
  2. Não seja tolerante com erros, corrija imediatamente e elimine suas causas;
  3. Critique e receba críticas do trabalho, mas não as torne pessoal;
  4. Seja rigoroso com horários, elabore pautas prévias para as reuniões; 5. Se coloque no lugar do outro.

Vantagens obtidas:
  1. Respeito mútuo;
  2. Comprometimento com a organização;
  3. Administração participativa;
  4. Diminuição de acidentes;
  5. Melhoria da qualidade (cumprimento de padrões).

Hábito desejado: “Prometeu, assuma”.
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Os 3 (três) primeiros sensos se referem a métodos e hábitos desejados para a melhoria do dia-a-dia do ambiente de trabalho, requer inteligência e vontade de mudar. Os 2 (dois) últimos sensos se referem a manter os hábitos mediante padronização para assegurar o bem-estar de todos e autodisciplina para “educar a vontade” e caminhar para a melhoria continua.
1 Comment
Roseni
6/6/2024 15:30:09

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