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Ferramentas de Gestão – Análise SWOT

14/2/2023

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A análise SWOT é uma ferramenta de gestão estratégica que auxilia a organização a pensar no negócio a partir da análise dos cenários interno e externo associados ao aspecto em questão. Pode ser aplicada em uma organização inteira ou em projetos individuais dentro de um único departamento, sendo comumente aplicada nos diversos níveis organizacionais para determinar o quanto um negócio está alinhado com suas trajetórias de crescimento e benchmarks de sucesso.
 
Essa ferramenta de análise estratégica foi desenvolvida por Albert Humphrey e sua equipe na década de 1960, durante um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O objetivo inicial era estudar as razões pelas quais as organizações eram bem-sucedidas em planejar e implementar mudanças organizacionais. Rapidamente ganhou popularidade e passou a ser amplamente adotada por organizações em todo o mundo.
 
Durante esse estudo, os pesquisadores identificaram quatro elementos-chave que eram comuns nas organizações bem-sucedidas e que contribuíam para sua vantagem competitiva. Esses elementos foram posteriormente denominados Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças, formando o acrônimo SWOT, em inglês - Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats.
 
A aplicação da ferramenta análise SWOT é significativamente simples, o mais difícil, e importante, é identificar objetivamente os pontos fortes e fracos da organização, as oportunidades mais vantajosas e as ameaças mais importantes ao ambiente competitivo em que o negócio está inserido considerando a seguinte matriz e as perguntas básicas:
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Importante destacar que os fatores internos são aqueles que estão sob controle da organização e os fatores externos não estão sob controle da organização, bem como possíveis conexões entre esses fatores, por exemplo, a organização pode usar alguns de seus pontos fortes para abrir novas oportunidades? E ainda mais oportunidades se tornariam disponíveis eliminando algumas de suas fraquezas?
 
A análise SWOT contribui para a organização desafiar suposições arriscadas e descobrir pontos cegos perigosos sobre o seu desempenho. Vamos entender cada elemento-chave da análise SWOT para que possamos ter objetividade quando da sua aplicação.
 
Pontos Fortes (Strengths)
 
São os recursos internos e as capacidades da organização que lhe conferem vantagem competitiva. Trata daquilo que você tem de melhor dentro da organização, isso pode incluir habilidades únicas, patentes, reputação, equipe qualificada, tecnologia avançada, eficiência operacional ou qualquer outro fator que forneça à organização uma posição sólida no mercado. Não é fácil levantar todos eles, mas tente pensar nas vantagens competitivas de sua organização. Exemplo de perguntas:
 
  1. O que seus Clientes amam em sua empresa ou produto(s)?
  2. O que sua organização faz melhor do que outras empresas em seu setor?
  3. Quais são os seus atributos de marca mais positivos?
  4. Qual é a sua proposta única de venda?
  5. Que recursos você tem à sua disposição que seus concorrentes não têm?
 
Pontos Fracos (Weaknesses)
 
Referem-se às limitações internas da organização que a colocam em desvantagem em relação à concorrência. Isso pode envolver falta de recursos, processos ineficientes, falta de experiência, produtos ou serviços de baixa qualidade, estrutura de custos elevados ou qualquer outro fator que coloque a organização em risco. Neste tópico, liste tudo que está fazendo seu negócio perder vendas ou aumentar os custos (despesas, gastos, perdas). Exemplo de perguntas:
 
  1. O que seus Clientes não gostam em sua empresa ou produto(s)?
  2. Quais problemas ou reclamações são frequentemente mencionados em suas críticas negativas?
  3. Por que seus Clientes cancelam ou abandonam?
  4. O que sua organização poderia fazer melhor?
  5. Quais são os seus atributos de marca mais negativos?
  6. Quais são os maiores obstáculos/desafios no seu funil de vendas atual?
  7. Que recursos seus concorrentes têm que você não tem?
 
Oportunidades (Opportunities)
 
São fatores externos e positivos que podem ser aproveitados pela organização para alcançar o crescimento e o sucesso. Isso pode incluir mudanças no mercado, tendências emergentes, demanda do consumidor, avanços tecnológicos, novos mercados ou qualquer outra oportunidade que possa ser explorada pela organização. Isso permitirá fazer com que as oportunidades vislumbradas para o negócio sejam priorizadas de acordo com a estratégia da organização. Exemplo de perguntas:
 
  1. Como podemos melhorar nossos processos de vendas/integração do Cliente/suporte ao Cliente?
  2. Que tipo de mensagem ressoa com nossos Clientes?
  3. Como podemos envolver ainda mais nossos defensores mais ativos da marca?
  4. Estamos alocando recursos departamentais de forma eficaz?
  5. Existe orçamento, ferramentas ou outros recursos que não estamos aproveitando a capacidade total?
  6. Quais canais de publicidade superaram nossas expectativas – e por quê?
 
Ameaças (Threats)
 
São fatores externos e negativos que podem representar desafios ou riscos para a organização. Isso pode envolver a concorrência acirrada, mudanças regulatórias, flutuações econômicas, avanço tecnológico dos concorrentes, mudança nas preferências dos consumidores ou qualquer outra ameaça que possa prejudicar a posição da organização no mercado. Comece sua lista pelos problemas que o seu negócio pode enfrentar (ou está enfrentando).
 
Quando se trata de ameaças, poderíamos começar a fazer uma série de perguntas como os exemplos acima, no entanto, muitas vezes é muito fácil criar uma lista de possíveis ameaças enfrentadas pelo seu negócio ou projeto sem fazer perguntas de antemão. Isso pode incluir ameaças de “marca”, como concorrentes emergentes ou estabelecidos, ameaças mais amplas, como mudanças nos ambientes regulatórios e volatilidade do mercado, ou mesmo ameaças internas, como alta rotatividade de pessoal que podem ameaçar ou inviabilizar o crescimento atual.

A aplicação da análise SWOT pode ser realizada em conjunto com outras ferramentas de gestão que respondem questões mais específicas, tais como: análise PEST(AL), Forças de Porter, etc.. Quanto mais esses elementos-chave forem analisados, mais a organização terá uma visão estratégica apurada. Seus resultados devem subsidiar o processo de tomada de decisão quanto as estratégias a serem adotadas e quais as ações associadas a serem implementadas.
 
A análise SWOT é frequentemente usada no início ou como parte de um processo de planejamento estratégico. A sua estrutura é considerada um suporte poderoso para a tomada de decisões porque permite que uma organização descubra oportunidades de sucesso que antes não eram articuladas. Ele também destaca as ameaças antes que elas se tornem excessivamente onerosas.
 
A análise SWOT geralmente envolve uma equipe multifuncional capaz de compartilhar pensamentos e ideias livremente. As equipes mais eficazes usariam experiências e dados reais - como receitas ou custos - para construir a análise SWOT.
 
Entre as vantagens de realizar uma análise SWOT:
 
  • A análise cria uma representação visual dos fatores com maior probabilidade de impactar se o negócio, projeto, iniciativa ou indivíduo pode alcançar um objetivo com sucesso; 
  • Ao envolver membros experientes da equipe interdisciplinar, uma análise SWOT pode encorajar muitas perspectivas e abordagens diferentes, e, 
  • Essa diversidade pode permitir que uma análise SWOT aprofunde cada elemento e exponha ideias criativas e problemas negligenciados que, de outra forma, poderiam passar despercebidos.

Embora um instantâneo SWOT seja importante para entender as muitas dinâmicas que afetam o sucesso, a análise tem limites, como os seguintes:
​

  • A análise pode não incluir todos os fatores relevantes porque alguns pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças podem ser facilmente ignorados ou mal interpretados;
  • A entrada para cada elemento muitas vezes pode ser empírica ou subjetiva e dar uma perspectiva distorcida; e,
  • Como ele captura apenas fatores em um determinado ponto no tempo e não define como esses fatores podem mudar ao longo do tempo, a compreensão que o SWOT oferece pode ter uma vida útil limitada. 
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