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Gestão de Projeto  – Ágil SCRUM - Parte 3

15/2/2022

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Um breve resumo do Guia Scrum
EVENTOS SCRUM
Idealizado em 1990 pelos seus co-criadores Ken Schwaber e Jeff Sutherland em um ambiente de desenvolvimento de produtos de software, o ágil SCRUM é uma estrutura simples, leve e constituída dos seguintes elementos: responsabilidades, eventos, artefatos e as regras que os unem.
 
Nos artigos anteriores apresentamos a definição e a teoria do ágil Scrum o qual já apresenta algumas das regras que unem os elementos SCRUM e os papéis e responsabilidades do Time Scrum.

EVENTOS SCRUM

Os eventos Scrum representam o cerimonial do Time Scrum para que desenvolvam um Incremento utilizável de valor tangível para os Clientes e usuários ao longo de uma Sprint, permitindo que seus esforços e trabalhos  gerem aprendizado e adaptação aos desafios que irão surgir. ​
 
Todos os eventos SCRUM possuem duração fixa e, preferencialmente, devem ser executados no mesmo horário e local para facilitar as comunicações ainda mais se considerarmos práticas de gestão à vista para monitoramento e controle do progresso, tais como: gráfico burndown e burnup, kanban, etc. A gestão à vista contribui, também, para a transparência do projeto ao torná-lo visível a todos. 
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“Para que o ágil Scrum alcance o sucesso desejado é aconselhável que antes de se iniciar o projeto o Time Scrum
se certifique de ter entendido o seu escopo e as necessidades do Cliente
​quanto à qualidade, prazos e custos.”
Sprint (corrida/arrancada)
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O evento Sprint é o principal evento do ágil Scrum pois é ao longo de sua execução que ocorrem os demais eventos: Sprint Planning, Daily Scrum, Sprint Review e Sprint Retrospective. 
 
A Sprint é um evento com duração de 1 (um) mês ou menos para criar cadência e consistência ao trabalho do Time Scrum em atingir a meta do produto. As Sprints são realizadas consecutivamente sem intervalos entre si, uma nova Sprint se inicia imediatamente ao final da Sprint anterior. Cada Sprint é um projeto de curta duração.


A Spring deve assegurar previsibilidade e garantir inspeção e adaptação ao longo de sua execução. Não há uma regra clara para a definição de sua duração sendo necessário considerar diversos aspectos, tais como: estabilidade do escopo, maturidade Scrum da organização, complexidade do projeto, riscos, investimento, etc., sendo importante ressaltar que a meta da Spring deve permanecer válida durante a sua execução.

A Sprint poderá ser cancelada pelo Product Owner caso a meta definida se torne obsoleta, seja por mudança de tecnologia, mudança no direcionamento estratégico da organização, mudança de mercado ou quaisquer outros fatores.
 
É durante a Sprint que ideias se transformam em valor, pois os itens do Product Backlog que serão priorizados (escopo) e trabalhados pelo Time Scrum resultarão em Incrementos utilizáveis do produto (valor). Além do mais, cada Sprint é um ciclo de aprendizado em que, devido ao empirismo do ágil Scrum, as experiências e observações vividas subsidiarão as tomadas de decisões futuras.
 
Durante a Sprint:
 
  • Nenhuma mudança é realizada caso gere risco ao alcance da meta da Sprint;
  • A qualidade especificada não pode diminuir (Descrição de Pronto);
  • O Product Backlog poderá ser refinado, se necessário; e,
  • O escopo da Sprint pode ser melhor esclarecido (refinamento) e renegociado com o Product Owner com base no aprendizado adquirido.

Sprint Planning

A Sprint Planning é conduzida pelo Scrum Master e deve ter duração máxima de 8 (oito) horas para Sprints de 1 (um) mês e duração menor para Sprints mais curtas.

A reunião de Sprint Planning é o evento inicial da Sprint na qual o Time Scrum deve definir de forma colaborativa com o Product Owner os itens do Product Backlog que serão priorizados na Sprint, a meta da Sprint e o planejamento dos trabalhos da Sprint, esses 3 (três) produtos de gerenciamento definem o Sprint Backlog. Se necessário, outros participantes poderão ser convidados para aconselhamentos.
 
A pauta principal do Sprint Planning inclui os seguintes tópicos:
 
  1. Porque está Sprint é valiosa?
  2. O que pode ser realizado nesta Sprint?
  3. Como o trabalho escolhido será realizado?
 
Para responder a estas questões o Product Owner propõe uma discussão com os Developers e demais participantes para entendimento do valor e utilidade do produto, possíveis refinamentos do Product Backlog e esclarecimentos das dúvidas até que seja possível definir, de comum acordo, o Sprint Backlog.
 
Para o detalhamento do esforço e do trabalho da Sprint os Developers, a seu critério, poderão decompor os itens priorizados em itens menores de um dia e que serão inspecionados e adaptados ao longo da Sprint, não cabendo a mais ninguém interferir em como ocorrerá à transformação dos itens priorizados em Incremento utilizável de valor ao atenderem suas Descrições de Pronto.


O Time Scrum deve definir as atribuições específicas, as técnicas e ferramentas que serão aplicadas e a forma de inspeção do progresso da Sprint.

  • Caso o Sprint Backlog seja finalizado antes da duração prevista para a Sprint o Time Scrum poderá trabalhar em dívidas técnicas anteriores (bugs), sugerir refinamentos no Product Backlog, reavaliar critérios de planejamento, tirar folga, etc.
 
  • Quando o Sprint Backlog não for totalmente concluído o Time Scrum deverá analisar as causas durante a Sprint Retrospective e implementar as soluções na próxima Sprint.

Daily Scrum
                                                                                                                                                                  

A Daily Scrum é conduzida pelos Developers diariamente e deve ter duração máxima de 15 (quinze) minutos com o intuito de inspecionar o progresso  e adaptar os trabalhos, se necessário, em direção à meta da Sprint, , criando foco e aprimorando a comunicação e o autogerenciamento. Considerando o envolvimento do Product Owner e do Scrum Master nos trabalhos estes participam da reunião.
 
É ideal que os impedimentos identificados sejam tratados e decisões sejam tomadas em relação ao próximo dia de trabalho. Reuniões menos formais podem ser realizadas visando à adaptabilidade dos trabalhos a problemas que surjam.


Sprint Review
 
A Sprint Review é o penúltimo evento da Sprint sendo conduzida pelo Time Scrum de forma colaborativa com as partes interessadas e deve ter duração de 4 (quatro) horas para uma Sprint com duração de 1 (um) mês.


O intuito desta reunião é a inspeção do Incremento resultante dos trabalhos do Time Scrum para avaliar se o Sprint Backlog foi plenamente atendido e, caso contrário, poderá conduzir a uma necessidade de revisão do Incremento, aceitação de uma dívida técnica (bug) e/ou ajustes no Product Backlog em decorrência de mudanças no ambiente do projeto.  
 
A aceitação de dívidas técnicas (bugs) visando realizar valor com o Incremento resultante da Sprint será administrada como um item do Product Backlog e tratada em outra Sprint.
 
Sprint Retrospective
 

A Sprint Retrospective é o último evento da Sprint sendo conduzida pelo Time Scrum e deve ter duração de 3 (três) horas para uma Sprint com duração de 1 (um) mês.
 
O intuito desta reunião é inspecionar e adaptar os trabalhos realizados pelo Time Scrum mediante:


  • avaliação da aderência ao planejamento dos trabalhos;
  • avaliação de desvios que tenham ocorrido e suas causas;
  • avaliação da eficácia das soluções implementadas; e,
  • planejamento de melhorias que aprimorem a qualidade e eficácia dos trabalhos futuros.
 
Com base nas experiências adquiridas em relação aos indivíduos, interações, processos, ferramentas e Definições de Pronto, o Time Scrum promove as adaptações pertinentes para a próxima Sprint.​
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