Em setembro de 2015 a ISO (International Organization for Standardization) emitiu, após 16 anos, uma revisão efetiva das normas ISO 9000 e ISO 9001 para Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) refletindo as práticas empresariais modernas, as mudanças do ambiente de negócios, o uso intensivo da tecnologia da informação e a nova terminologia dos negócios. A figura 1 tem como objetivo apresentar as organizações os aspectos que regem a condução de uma “auditoria de avaliação da conformidade na norma ISO 9001:2015” por um organismo de certificação acreditado. É recomendável que as organizações mantenham competência em todos os aspectos do processo para avaliar adequada e efetivamente a condução de auditorias de certificação e assegurar sua credibilidade em prol da Sociedade (usuário final). Com a emissão da ISO 9001 em 30 de setembro de 2015 com validade a partir de 30 de novembro de 2015, a IAF (Internacional Accreditation Forum) emitiu o documento Guia de Planejamento para Transição ISO 9001:2015 (pdf) que podemos assim contextualizar:
As organizações em fase de certificação, a seu critério, poderão optar por serem certificadas já versão 2015. Com base nas informações apresentadas nos documentos regulatórios citados na figura 1 devemos considerar, também, que:
Considerando a mentalidade de risco da versão 2015 e as informações de “duração” do processo de pós-auditoria, as organizações deverão promover as auditorias de certificação/recertificação na nova versão 2015, em quaisquer das condições possíveis, no máximo, até 90 (noventa) dias antes de vencimento do prazo final de setembro de 2018 e incluir o prazo de avaliação da eficácia do tratamento da(s) não conformidade(s) registrada(s) na auditoriade certificação/recertificação conforme regulamento interno do seu organismo de certificação. Sendo assim, é necessário que as organizações promovam uma avaliação de riscos e oportunidades quanto a esses aspectos, em parceria (gestão do relacionamento) com o respectivo organismo de certificação. Mas não é SÓ ISSO!!! Essa avaliação deve considerar também, as informações apresentadas nos quadros abaixo, emitidos do sistema CERTIFIQ do INMETRO em 17 de março de 2017, com acesso público. Obs.: Foram apresentados dados em relação à norma ISO 14001 apenas para manter a formatação original do sistema CERTIFIQ. Atualmente, segundo página do INMETRO, existem 35 (trinte e cinco) organismos de certificação de sistemas de gestão da qualidade ISO 9001 acreditados para atuarem no Brasil.
Como dizem que “estatística é igual a biquíni: o que mostra é sugestivo, mas esconde o essencial.” (Aaron Levenstein), a tarefa de análise desses dados deve ser realizada por cada um dos profissionais que estão na condução do processo, observando o seu “contexto organizacional”.
0 Comments
Leave a Reply. |