Um breve resumo do Guia Scrum RESPONSABILIDADES - TIME SCRUM Idealizado em 1990 pelos seus co-criadores Ken Schwaber e Jeff Sutherland em um ambiente de desenvolvimento de produtos de software, o ágil SCRUM é uma estrutura simples, leve e constituída dos seguintes elementos: responsabilidades, eventos, artefatos e as regras que os unem. No artigo anterior apresentamos a definição e a teoria do ágil Scrum o qual já apresenta algumas das regras que unem os demais elementos. Um Time Scrum envolve 3 (três) papéis e responsabilidades principais em sua estrutura:
Objetivando uma boa comunicação e maior produtividade, o Time Scrum deve ser pequeno o suficiente para ser ágil e grande o suficiente para concluir um trabalho significativo dentro de uma Sprint, normalmente 10 ou menos pessoas. Se o Time Scrum se tornar muito grande deve ser avaliado a sua reorganização em diversos Times Scrum que mantenham uma atuação coesa e focados no mesmo produto, ou seja, compartilhando a mesma meta do produto, Product Backlog e Product Owner. O Time Scrum é multifuncional e autogerenciável, não havendo sub-times ou hierarquias. Seus membros devem possuir todas as habilidades necessárias para criar valor a cada Sprint e para decidirem internamente quem faz o quê, quando e como, sendo responsável por todas as atividades relacionadas ao produto desde a sua concepção, construção e testes, criando Incrementos valiosos e úteis a cada Sprint. O ágil Scrum requer um Scrum Master para promover um ambiente harmonioso no qual: 1. O Product Owner ordene o trabalho (priorização de itens) para um problema complexo em um Product Backlog; 2. O Time Scrum transforme uma seleção do trabalho em um incremento de valor durante uma Sprint; e, 3. O Time Scrum e seus stakeholders inspecionem os resultados e se adaptam para a próxima Sprint. Product Owner O Product Owner é um tomador de decisões que representa os Clientes e demais partes interessadas, não podendo ser um comitê, e domina os requisitos do produto a ser entregue. Deve possuir poder para exercer sua responsabilidade principal: gerenciar eficazmente o Product Backlog (lista de prioridades) de forma a maximizar o valor resultante do trabalho dos Developers e, mesmo que delegue suas atividades, continuará responsável pelo sucesso do projeto. O sucesso do ágil Scrum depende do respeito às decisões do Product Owner, as quais devem estar visíveis através do conteúdo e ordenação do Product Backlog e por meio do Incremento inspecionável na revisão da Sprint. Somente o Product Owner pode adicionar, excluir ou modificar a ordenação dos itens do Product Backlog, o Time Scrum e as demais partes interessadas devem convencê-lo caso desejem alterar o produto ou parte do produto. Suas atividades principais são:
Developers São pessoas com habilidades amplas (técnica, funcional ou outras) e comprometidas com o desenvolvimento do produto (trabalho = Incremento de valor da Sprint) e podem variar ao longo do projeto para assegurar o domínio sobre o trabalho a ser realizado, mas devesse evitar alterações ao longo de uma Sprint. O propósito do trabalho dos Developers é atender ao objetivo da Sprint, geralmente um problema de negócio que é abordado. A funcionalidade (itens do Product Backlog) pode ser ajustada durante a Sprint para que o trabalho dos Developers possa ser considerado concluído gerando valor em um Incremento utilizável que atenda a Descrição de Pronto. Suas atividades principais são:
Scrum Master (“Mestre” Scrum) O Scrum Master é um líder que atua como facilitador no Time Scrum e na organização, mas não possuindo a autoridade de um gerente tradicional. Ele é responsável por estabelecer o ágil Scrum atuando como uma guardião que ajuda as pessoas a entenderem a sua teoria, prática e regras, assegurando a incorporação dos pilares e valores do Scrum, respeitando as particularidades da organização. Ele também é responsável pela eficácia do Time Scrum ao permitir que seus integrantes melhorem suas práticas dentro da estrutura Scrum. Em relação aos Developers suas atividades são:
Em relação ao Product Owner suas atividades são:
Em relação às demais partes interessadas no produto (organização) suas atividades são:
“Para que o ágil Scrum alcance o sucesso desejado é aconselhável que antes de se iniciar o projeto seja assegurado que o Time Scrum e o Cliente compreendam os eventos Scrum e estejam cientes de seus papéis e responsabilidades no projeto.” Para o ágil Scrum o importante é determinar quais pessoas atuam no projeto e em qual papel, ressaltando que os papéis de Product Owner e de Scrum Master não podem ser exercidos por uma mesma pessoa, sendo irrelevante a função ou cargo na organização que essas pessoas efetivamente exercem.
Além dos papéis e responsabilidades relacionados acima o ágil Scrum permite que, quando necessário, outros papéis possam ser considerados, tais como: consultores (definição do Product Backlog), analistas de negócio (definição do Sprint Backlog), além das partes interessadas (Cliente/Usuário) que auxiliam na inspeção dos Incrementos. Segundo Daves J. West, as organizações que desejam implementar o ágil Scrum rapidamente costumam instituir o papel de Líderes Ágeis responsáveis em cobrir áreas da organização e cujas funções são:
0 Comments
Leave a Reply. |