Muito se analisa e se discute sobre o aspecto Liderança sob a ótica do comportamento requerido de um Líder, porém, o que as organizações realmente desejam é que os resultados planejados sejam alcançados e os benefícios almejados sejam efetivamente consolidados. Mesmo que realizemos o “melhor” Planejamento Estratégico e o implementemos eficazmente não há como assegurar que a organização evolua e permaneça sustentável, pois desconhecemos as ações planejadas pela concorrência. A Liderança, como um aspecto da Gestão de Pessoas, é um dos fatores mais importantes quando procuramos compreender as organizações de sucesso e uma farta bibliografia focada na figura do Líder e do seu comportamento está disponível, mas não podemos entendê-la com uma conotação de “dom mágico”. A Liderança pode e deve ser cultivada pelas organizações. “Liderança é o que há de mais importante em uma organização. Sem ela nada acontece.” (Vicente Falconi) Organizações de sucesso são aquelas que demonstram capacidade de transformar seus processos para assegurar a sustentabilidade do negócio e, neste contexto, a Liderança se apresenta como um dos fatores críticos de sucesso. Os diversos questionamentos sobre as características importantes e imprescindíveis de um Líder nos conduzem a um consenso quanto as suas competências, habilidades motivacionais e interpessoais e atitudes, incluindo o estilo de comunicação e de tomada de decisão. Este consenso propaga que a Liderança se apresenta na capacidade de inspirar e motivar pessoas e saber explorar suas potencialidades para extrair o melhor desempenho, se posicionando como uma influência positiva, um exemplo a ser seguido. “O exemplo não é a coisa principal para influenciar os outros. É a única coisa.” (Albert Schweitzer) Sendo impossível codificar as características de um Líder com um método específico somos conduzidos a definições de diversos Estilos de Liderança implicando, também, na necessária versatilidade em saber adequar o estilo de liderança à situação que se apresenta e ao nível hierárquico na qual é exercida, conduzindo as pessoas não para onde querem ir, mas sim para aonde deveriam ir. “Liderar é a arte de motivar alguém a fazer algo que você quer feito, porque essa pessoa quer fazê-lo.” (Dwight D. Eisenhower) Entretanto a Liderança é uma via de duplo sentido para atendimento de objetivos mútuos, do Líder e sua equipe assim como da organização para com as demais partes interessadas. Desta forma, o exercício da Liderança é um aspecto da Gestão Corporativa quando considerando o sistema de trabalho da organização e suas práticas de avaliação de desempenho, remuneração, reconhecimento e incentivos, as quais devem estar orientadas na agregação de valor para todas as partes interessadas. “Liderança é alcançar as metas consistentemente com a equipe e da forma certa”. (Vicente Falconi) Sob este aspecto, a Liderança abrange a capacidade em avaliar constantemente os contextos para determinação ou adequação do rumo e na habilidade de se criar um ambiente de confiança no qual os conhecimentos sejam compartilhados para que as ações de mudanças alcancem os benefícios desejados. “Quando for óbvio que as metas não podem ser alcançadas, não ajuste as metas, ajuste as ações." (Confúcio) A Liderança Transformadora vai muito além do comportamento e nos remete a uma abordagem ampla do modelo de Governança, o qual deve ter como sustentação o cultivo do conteúdo da Liderança em todos os cargos, funções e níveis que possuem como tarefa determinar rumos e “fazer acontecer” à estratégia, os planos e os métodos definidos.
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