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Ferramentas de Gestão  – 5S - Implementação

22/6/2022

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Em artigo anterior contextualizamos a aplicação da ferramenta 5S como uma decisão estratégica da organização para iniciar a sua caminhada rumo à Gestão da Qualidade Total, seus diversos espaços de convivência e as dimensões em que são trabalhadas, mas como devemos conduzir sua implementação para obter os benefícios desejados de forma duradoura?
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Entender os cinco sensos e compreender seus benefícios farão com que as pessoas rapidamente declarem apoio a sua implementação e demonstrem vontade de adotá-los, mas não é fácil mudar hábitos mesmo sabendo que lhes são prejudiciais, será preciso concentração e dedicação para sustentar as ações realizadas até que se tornem um valor incorporado à cultura da organização.
 
A implementação da ferramenta 5S se baseia fortemente na vontade das pessoas, iniciar é bem mais fácil do que manter o processo de mudança, pois, ao longo do tempo, as organizações mudam, as pessoas da organização mudam, o ambiente da organização muda em busca da melhoria contínua.

PLANEJAMENTO
 
Etapa 1
 
Por ser uma decisão estratégica o processo 5S, como qualquer projeto de melhoria, necessita fortemente do compromisso e participação ativa da Alta Direção, não cabendo delegação aos outros níveis de liderança.
 
O compromisso, os objetivos a serem alcançados e os benefícios desejados devem estar formalizado em um documento específico e comunicados a todas as pessoas da organização para assegurar credibilidade ao processo e conscientização da sua importância.
 
A participação ativa deve ser evidenciada mediante aprovação do plano de implementação, liberação das pessoas para assistirem palestras e executarem as ações planejadas, disponibilidade de recursos financeiros para elaboração de material de campanha e aquisição de materiais e equipamentos, apoio aos gerentes para avaliar as oportunidades de melhoria, etc.
 
Etapa 2
 
Criação de uma Comissão composta por pessoas de diversas áreas da organização, incluindo um representante da Alta Direção, com habilidades adequadas e disponibilidade para conduzir o processo: elaborar o plano de implementação, orientar e esclarecer dúvidas, realizar palestras de conscientização e sensibilização, operacionalizar as ações planejadas e realizar visitas de acompanhamento. As pessoas designadas devem ser treinadas em 5S.
 
Etapa 3     
 
A Comissão deve registrar a situação atual da organização através de fotos e vídeos criteriosamente, identificando áreas e/ou locais críticos com acúmulo de materiais, desorganização exagerada e sujeira excessiva, nas quais haverá maior necessidade de melhorias. É adequado que as pessoas não saibam o motivo deste registro e que sejam utilizados no(s) evento(s) de conscientização e sensibilização. Algumas sugestões para o registro da situação atual:


  • Cantos de sala sujos;
  • Interior das salas, cozinhas e e cantinas;
  • Atrás de móveis;
  • Mini estoques;
  • Interior e sobre armários e arquivos;
  • Prateleiras altas;
  • Caixas abertas ou semi-abertas;
  • Em cima e embaixo das mesas;
  • Luminárias impróprias ou sem lâmpadas;
  • Etc. 

Nesta etapa a Comissão poderá, a seu critério, identificar os locais de armazenamento dos itens que serão descartados ou disponibilizados, com espaço suficiente e a forma de identificação destes locais (fitas, placas, cavaletes, etc.).
 
Etapa 4
 
Com base nas informações coletadas a Comissão deve elaborar um plano de implementação que deverá ser aprovado pela Alta Direção, sendo aconselhável aplicar a ferramenta 5W2H, mas antes é preciso definir alguns aspectos importantes, tais como:


  • Aquisição ou elaboração de material didático de apoio;
  • Contratação de consultoria externa, se necessário;
  • Definição das “áreas 5S” e necessidade de designação de líderes locais;
  • Classificação dos itens que serão descartados ou disponibilizados (em condições de uso, necessita reparo, sem condições de uso, etc.);
  • Áreas de armazenamento final dos itens que serão descartados ou disponibilizados conforme a sua classificação (almoxarifado, manutenção, sucata, lixo, etc.);
  • Tipo e conteúdo de etiquetas de identificação dos itens;
  • Modelo de lista de inventário para relacionar itens que serão disponibilizados para uso;
  • Listas de verificação para monitoramento e controle dos resultados esperados, e,
  • Locais para divulgação das melhorias realizadas.

EXECUÇÃO
 
Essa etapa se refere à execução do plano de implementação aprovado pela Alta Direção efetivamente. Os responsáveis pelas atividades devem se reunir com as pessoas da área, ouvir propostas, esclarecer dúvidas, citar exemplos, propor metas e atender todas as demandas e executar as ações planejadas. Se necessário a Comissão deve ser acionada para prestar apoio.
 
Semanalmente, integrantes da Comissão acompanhados pelo responsável da atividade em desenvolvimento devem visitar as áreas e avaliar os resultados. Essa avaliação deve ser apresentada a todas as pessoas da área visitada destacando os pontos positivos e as críticas devem ser apresentadas de forma construtiva.
 
É preciso manter as pessoas motivadas para que cumpram o que foi determinado.
 
VERIFICAÇÃO
 
Em um processo aplicamos o método auditorias de 5S, realizadas periodicamente após a conclusão do plano de implementação, para verificar a situação atual e sua consolidação por toda a organização, registrando possíveis não conformidades, observando e propondo melhorias.
 
Assim como qualquer outro tipo de auditoria é preciso elaborar um programa de auditorias 5S definindo seu escopo, frequência, critérios e métodos e, no momento adequado, elaborar o plano de auditoria considerando a(s) não conformidade(s) registrada(s) em auditoria 5S anterior. É aconselhável que o auditor 5S solicite o acompanhamento de uma pessoa da área auditada durante a execução da auditoria 5S.
 
Os resultados devem ser apresentados a todas as pessoas da área auditada destacando os pontos positivos e as críticas devem ser apresentadas de forma construtiva.
 
As auditorias podem ser formais ou informais:


  • Formais: planejadas e realizadas por auditores treinados aplicando um formulário de avaliação. Se possível realize intercâmbio com auditores de outras empresas; 
  • Informais: espontâneas, gerentes e pessoas de outras áreas são convidadas a darem uma “nota” informal para uma determinada área visitada.

AÇÃO
 
As não conformidades registradas nas auditorias 5S devem ser tratadas, suas causas-raiz devem ser identificadas e solucionadas para, no mínimo, se manter o padrão planejado e assegurar a efetiva incorporação dos benefícios alcançados.
 
As ações corretivas definidas após a análise e identificação das causas-raiz devem ser registradas em um plano de ação para que possam ser monitoradas e controladas durante a realização de auditorias 5S posteriores.
 
A Alta Direção deve analisar criticamente os resultados obtidos e as lições aprendidas, incentivar a proposição de melhorias, assim como avaliar e evitar quaisquer impactos quando mudanças organizacionais forem decididas e implementadas.
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"A Qualidade nunca é obtida por acaso. Ela é sempre o resultado do esforço inteligente"
(John Ruskin)
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