Em setembro de 2015 a ISO (International Organization for Standardization) emitiu, após 16 anos, uma revisão efetiva das normas ISO 9000 e ISO 9001 para Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) refletindo as práticas empresariais modernas, as mudanças do ambiente de negócios, o uso intensivo da tecnologia da informação e a nova terminologia dos negócios. Em relação a ISO 9000:2015, a primeira percepção é que a norma está mais “enxuta” e objetiva quanto à seção 2. A seção 1 - Escopo (antiga Objetivo e campo de aplicação) permaneceu inalterada. As principais mudanças são: 2.2 - Conceitos fundamentais Neste tópico são apresentados de forma breve e direta os novos 5 (cinco) conceitos: Qualidade, Sistema de gestão da qualidade, Contexto de uma organização, Partes interessadas e Suporte, sendo que este é decomposto em generalidades, pessoas, competência, conscientização e comunicação. Os conceitos Contexto de uma organização e Partes Interessadas se tornaram bem mais explícitos demonstrando a evolução das normas para uma visão de negócio, alinhada aos novos requisitos da ISO 9001:2015. As revisões não invalidam a leitura da seção 2 da versão 2005 para suportar o entendimento sobre sistema de gestão da qualidade, atentando apenas que na revisão 2015 o planejamento do SGQ possui considerações mais amplas. 2.3 – Princípios de gestão da qualidade Os princípios de gestão da qualidade foram reduzidos e algumas descrições foram alteradas para compatibilidade com a nova terminologia da ISO 9001. Segundo a ISO, “os princípios de gestão da qualidade podem ser utilizados como uma fundação para a melhoria do desempenho das organizações”, assim como “não estão listados em ordem de prioridade. A importância relativa de cada princípio varia de organização para organização e podemos supor que mude com o passar do tempo”. Uma mudança significativa na revisão 2015 é a apresentação de informações complementares (declaração, justificativa, principais benefícios e ações possíveis) para cada princípio de gestão da qualidade, facilitando o entendimento em relação as suas correlações com os requisitos da norma ISO 9001 e as diretrizes da norma ISO 9004:2009. 2.4 – Desenvolvendo SGQ usando conceitos fundamentais e princípios
Ao definir um modelo de SGQ a ISO 9000:2015 reflete a visão e o ambiente de negócio citando: “contexto variável”, “inovar para obter melhorias de ruptura”, “reconhece que nem todos os sistemas, processos e atividades podem ser predeterminados; portanto ele (modelo do SGQ) precisa ser flexível e adaptável”, “compreender o contexto externo e interno para identificar as necessidades e expectativas das partes interessadas pertinentes” e mantém a orientação de que “apesar de muitas vezes parecem ser compostas de processos semelhantes, cada organização e seu SGQ são únicos”. Quanto ao desenvolvimento do SGQ reforça que as normas da família ISO 9000 ajudam a desenvolver um SGQ coeso, pois “fornece uma estrutura para o planejamento, execução, monitoramento e melhoria do desempenho das atividades de gestão da qualidade”, reforçando que “um SGQ não necessita ser complicado, em vez disso, necessita refletir com precisão as necessidades da organização”, ou seja, “o planejamento do SGQ não é um evento único, ao contrário, é um processo contínuo”. Por fim mantem a relação das diversas outras normas de gestão da qualidade as quais “fornecem um conjunto abrangente de requisitos e orientações para o SGQ”, e orienta a conhecer suas diretrizes para apoio na implementação dos diversos componentes de um SGQ (veja Apêndice B da ISO 9001:2015). 3 – Termos e definições Nesta seção é importante ressaltar que os termos e definições da norma ISO 9000:2015 se aplicam a todas as normas de gestão da qualidade e de sistema de gestão da qualidade pois foram incorporados termos das diversas normas de gestão da qualidade, cabendo o alerta que em sua grande maioria as definições e/ou notas foram modificadas. Assim sendo, a revisão 2015 relaciona 141 (cento e quarenta e um) termos e definições referenciando-os a 13 (treze) grupos temáticos, enquanto a versão anterior relacionava apenas 85 (oitenta e cinco) termos e definições em referência a 10 (dez) grupo temáticos. Outra informação relevante é que ao considerar as novas regras básicas para a estrutura e a elaboração de seus padrões internacionais e outros documentos (ANEXO SL) a ISO definiu 21 (vinte e um) termos comuns e definições fundamentais para suas normas de sistemas de gestão, facilitando o entendimento dos requisitos prescritos nessas normas, quando aplicados simultaneamente (Sistemas Integrados de Gestão). Para finalizar a ISO 9000:2015 promoveu a adequação do Anexo A, que apresenta as relações entre os conceitos e suas representações gráficas, considerando os seus termos e definições e seus respectivos grupos temáticos.
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