INTRODUÇÃO A ferramenta de gestão 5S é aplicada quando uma organização decide iniciar sua caminhada rumo à Gestão pela Qualidade Total (GQT) objetivando construir um ambiente sadio de educação continuada que simplifique o ambiente de trabalho e reduza os desperdícios para melhorar os aspectos de qualidade e segurança e obter benefícios duradouros. Nesse contexto, a decisão pela implementação da ferramenta 5S é estratégica e requer o compromisso, a disponibilidade de recursos e o monitoramento constante da Alta Direção visando assegurar que os resultados esperados sejam alcançados e os benefícios desejados sejam incorporados à cultura organizacional como um valor conquistado. Concebido por Kaoru Ishikawa, em 1950, no Japão do pós-guerra, a ferramenta 5S se caracteriza por resumir cinco sensos pessoais que orientam e incentivam valores e hábitos que contribuem para uma melhor relação entre os colaboradores e para o aprimoramento do desempenho da organização como um todo. A aplicação da ferramenta 5S é um esforço coletivo para realizar mudanças no ambiente organizacional, isso inclui considerar os diversos espaços de convivência, tais como: o espaço físico, auditivo, visual, olfativo, tátil, emocional e político, trabalhando as dimensões física, intelectual e social para criar um ambiente de trabalho colaborativo, organizado e saudável. O sucesso na implementação da ferramenta 5S permite que a organização se apresente preparada para alavancar projetos mais complexos. Quanto as 3 (três) dimensões citadas temos que:
Por tratar de mudanças comportamentais em busca do bem coletivo é preciso sensibilizar as pessoas quanto aos seus benefícios e ao compromisso de participar efetivamente de todas as etapas de implementação, incluindo o exercício da liderança e criatividade na obtenção de soluções eficazes e minimizando possíveis resistências ao processo. “Se você pode fazer o 5S, pode fazer qualquer coisa” (Takashi Osada) Por muito tempo considerado como um “programa da qualidade”, a aplicação da ferramenta 5S não possui um início, meio e fim e, desta forma, trata-se de um processo de gestão permanente. De forma clara e objetiva, a ferramenta 5S irá contribuir para que a organização, constituída por pessoas, possa manter não só um ambiente de trabalho organizado, mas suas próprias rotinas, através de:
“O sucesso do 5S pode extrapolar os limites organizacionais e contribuir para a criação de uma sociedade mais sustentável e solidária.” ENTENDENDO OS 5 SENSOS Situação Geral da Organização SEIRI – Senso de Organização Desapegue de tudo aquilo que não é necessário para realizar suas tarefas atuais. Destine as coisas para onde elas são realmente necessárias ou descarte. Mantenha seu local de trabalho organizado: sua mesa, sua sala, seu departamento e a própria organização. Reavalie a forma de executar suas tarefas e elimine atividades desnecessárias. Concentre-se em suas funções e responsabilidades e contribua com os outros, quando solicitado. Regras básicas:
Vantagens obtidas:
Hábitos desejados: “Você não precisa, não adquira”; “A pessoa não precisa, não forneça”; “Antes de falar, pense e resuma”; “Está ruim, não aceite”. SEITON – Senso de Arrumação Designe um local adequado para guardar cada objeto de forma organizada e ordenada e assegure que possam ser localizados rapidamente por todos quando preciso ou requisitado, “sem perda de tempo”. Determine nomenclatura única para os objetos. Regras básicas:
Vantagens obtidas:
Hábitos desejados: “Abriu, feche”, “Acendeu, apague”, Ligou, desligue”, Dessarumou, arrume”, Usou, deixe como estava”, Precisou, deixe fácil de acessar”. SEISOU– Senso de Limpeza Não é só limpar, é não sujar, conservando e preservando o local de trabalho. Sempre que utilizar algo deixe limpo e pronto para ser utilizado novamente. Zele pelos objetos e materiais de trabalho de uso individual e coletivo. Inspecione é identifique por que está sujando ou funcionando inadequadamente e elimine a fonte do problema. Regras básicas:
Vantagens obtidas:
Hábitos desejados: “Atenção aos detalhes”, “Não sabe consertar, chame quem sabe”, “Sujou, crie formas de não sujar”, “Limpando, escute o barulho, sinta a temperatura” SEIKETSU– Senso de Bem Estar E o momento de assegurar a manutenção dos 3s iniciais e cuidar da saúde mental de todos atuando para a criação de um ambiente de trabalho agradável nos níveis físico, mental e emocional e aos aspectos relacionados com a poluição ambiental, incluindo incentivar os exames periódicos, cuidados com a alimentação e a importância dos exercícios físicos. Regras básicas:
Vantagens obtidas:
Hábitos desejados: “Antes das refeições, lave as mãos”, “Consertos provisórios, evitar”, “Não sabe como funciona, não mexa”, “É prejudicial, não faça”, “Não está de acordo, esclareça”. SHITSUKE– Senso de Disciplina Cultive os bons hábitos, elimine os vícios. É preciso manter a autodisciplina e continuar melhorando. Observe e siga as normas, regras e procedimentos, atenda as especificações, sejam elas formais ou informais, escritas ou verbais. Faça o que tem que ser feito e da maneira que tem que ser feito. Queira fazer, tenha vontade de fazer e se disponha a fazer o certo, mesmo que esteja sozinho. Regras básicas:
Vantagens obtidas:
Hábito desejado: “Prometeu, assuma”. Os 3 (três) primeiros sensos se referem a métodos e hábitos desejados para a melhoria do dia-a-dia do ambiente de trabalho, requer inteligência e vontade de mudar. Os 2 (dois) últimos sensos se referem a manter os hábitos mediante padronização para assegurar o bem-estar de todos e autodisciplina para “educar a vontade” e caminhar para a melhoria continua.
1 Comment
Roseni
6/6/2024 15:30:09
.
Reply
Leave a Reply. |