Um breve resumo do Guia Scrum EVENTOS SCRUM Idealizado em 1990 pelos seus co-criadores Ken Schwaber e Jeff Sutherland em um ambiente de desenvolvimento de produtos de software, o ágil SCRUM é uma estrutura simples, leve e constituída dos seguintes elementos: responsabilidades, eventos, artefatos e as regras que os unem. Nos artigos anteriores apresentamos a definição e a teoria do ágil Scrum o qual já apresenta algumas das regras que unem os elementos SCRUM e os papéis e responsabilidades do Time Scrum. EVENTOS SCRUM Os eventos Scrum representam o cerimonial do Time Scrum para que desenvolvam um Incremento utilizável de valor tangível para os Clientes e usuários ao longo de uma Sprint, permitindo que seus esforços e trabalhos gerem aprendizado e adaptação aos desafios que irão surgir. Todos os eventos SCRUM possuem duração fixa e, preferencialmente, devem ser executados no mesmo horário e local para facilitar as comunicações ainda mais se considerarmos práticas de gestão à vista para monitoramento e controle do progresso, tais como: gráfico burndown e burnup, kanban, etc. A gestão à vista contribui, também, para a transparência do projeto ao torná-lo visível a todos. “Para que o ágil Scrum alcance o sucesso desejado é aconselhável que antes de se iniciar o projeto o Time Scrum se certifique de ter entendido o seu escopo e as necessidades do Cliente quanto à qualidade, prazos e custos.” Sprint (corrida/arrancada) O evento Sprint é o principal evento do ágil Scrum pois é ao longo de sua execução que ocorrem os demais eventos: Sprint Planning, Daily Scrum, Sprint Review e Sprint Retrospective.
A Sprint é um evento com duração de 1 (um) mês ou menos para criar cadência e consistência ao trabalho do Time Scrum em atingir a meta do produto. As Sprints são realizadas consecutivamente sem intervalos entre si, uma nova Sprint se inicia imediatamente ao final da Sprint anterior. Cada Sprint é um projeto de curta duração. A Spring deve assegurar previsibilidade e garantir inspeção e adaptação ao longo de sua execução. Não há uma regra clara para a definição de sua duração sendo necessário considerar diversos aspectos, tais como: estabilidade do escopo, maturidade Scrum da organização, complexidade do projeto, riscos, investimento, etc., sendo importante ressaltar que a meta da Spring deve permanecer válida durante a sua execução. A Sprint poderá ser cancelada pelo Product Owner caso a meta definida se torne obsoleta, seja por mudança de tecnologia, mudança no direcionamento estratégico da organização, mudança de mercado ou quaisquer outros fatores. É durante a Sprint que ideias se transformam em valor, pois os itens do Product Backlog que serão priorizados (escopo) e trabalhados pelo Time Scrum resultarão em Incrementos utilizáveis do produto (valor). Além do mais, cada Sprint é um ciclo de aprendizado em que, devido ao empirismo do ágil Scrum, as experiências e observações vividas subsidiarão as tomadas de decisões futuras. Durante a Sprint:
Sprint Planning A Sprint Planning é conduzida pelo Scrum Master e deve ter duração máxima de 8 (oito) horas para Sprints de 1 (um) mês e duração menor para Sprints mais curtas. A reunião de Sprint Planning é o evento inicial da Sprint na qual o Time Scrum deve definir de forma colaborativa com o Product Owner os itens do Product Backlog que serão priorizados na Sprint, a meta da Sprint e o planejamento dos trabalhos da Sprint, esses 3 (três) produtos de gerenciamento definem o Sprint Backlog. Se necessário, outros participantes poderão ser convidados para aconselhamentos. A pauta principal do Sprint Planning inclui os seguintes tópicos:
Para responder a estas questões o Product Owner propõe uma discussão com os Developers e demais participantes para entendimento do valor e utilidade do produto, possíveis refinamentos do Product Backlog e esclarecimentos das dúvidas até que seja possível definir, de comum acordo, o Sprint Backlog. Para o detalhamento do esforço e do trabalho da Sprint os Developers, a seu critério, poderão decompor os itens priorizados em itens menores de um dia e que serão inspecionados e adaptados ao longo da Sprint, não cabendo a mais ninguém interferir em como ocorrerá à transformação dos itens priorizados em Incremento utilizável de valor ao atenderem suas Descrições de Pronto. O Time Scrum deve definir as atribuições específicas, as técnicas e ferramentas que serão aplicadas e a forma de inspeção do progresso da Sprint.
Daily Scrum A Daily Scrum é conduzida pelos Developers diariamente e deve ter duração máxima de 15 (quinze) minutos com o intuito de inspecionar o progresso e adaptar os trabalhos, se necessário, em direção à meta da Sprint, , criando foco e aprimorando a comunicação e o autogerenciamento. Considerando o envolvimento do Product Owner e do Scrum Master nos trabalhos estes participam da reunião. É ideal que os impedimentos identificados sejam tratados e decisões sejam tomadas em relação ao próximo dia de trabalho. Reuniões menos formais podem ser realizadas visando à adaptabilidade dos trabalhos a problemas que surjam. Sprint Review A Sprint Review é o penúltimo evento da Sprint sendo conduzida pelo Time Scrum de forma colaborativa com as partes interessadas e deve ter duração de 4 (quatro) horas para uma Sprint com duração de 1 (um) mês. O intuito desta reunião é a inspeção do Incremento resultante dos trabalhos do Time Scrum para avaliar se o Sprint Backlog foi plenamente atendido e, caso contrário, poderá conduzir a uma necessidade de revisão do Incremento, aceitação de uma dívida técnica (bug) e/ou ajustes no Product Backlog em decorrência de mudanças no ambiente do projeto. A aceitação de dívidas técnicas (bugs) visando realizar valor com o Incremento resultante da Sprint será administrada como um item do Product Backlog e tratada em outra Sprint. Sprint Retrospective A Sprint Retrospective é o último evento da Sprint sendo conduzida pelo Time Scrum e deve ter duração de 3 (três) horas para uma Sprint com duração de 1 (um) mês. O intuito desta reunião é inspecionar e adaptar os trabalhos realizados pelo Time Scrum mediante:
Com base nas experiências adquiridas em relação aos indivíduos, interações, processos, ferramentas e Definições de Pronto, o Time Scrum promove as adaptações pertinentes para a próxima Sprint.
0 Comments
Leave a Reply. |