Um breve resumo do Guia Scrum ARTEFATOS SCRUM Idealizado em 1990 pelos seus co-criadores Ken Schwaber e Jeff Sutherland em um ambiente de desenvolvimento de produtos de software, o ágil SCRUM é uma estrutura simples, leve e constituída dos seguintes elementos: responsabilidades, eventos, artefatos e as regras que os unem. Nos artigos anteriores apresentamos a definição e a teoria do ágil Scrum o qual já apresenta algumas das regras que unem os demais elementos, os papéis e responsabilidades do Time Scrum e os eventos SCRUM. ARTEFATOS SCRUM Os artefatos SCRUM são a essência dos pilares do ágil SCRUM: Transparência, Inspeção e Adaptação e devem ser confiáveis para suportar o processo de tomada de decisão, otimizando os trabalhos e assegurando a geração de valor pelo Time Scrum. Cada artefato está relacionado a um compromisso específico que fornece foco ao Time Scrum e que permite o monitoramento e controle do progresso do projeto. Product Backlog – Meta do Produto O artefato Product Backlog é gerenciado pelo Product Owner e consiste em: · Uma lista detalhada, ordenada e emergente dos trabalhos necessários (itens) para criar ou melhorar um produto; · Uma única fonte de requisitos para o produto; e, · Uma descrição, ordem e tamanho para cada item. O artefato Product Backlog representa valor e, desta forma, os itens de maior valor estão no topo da lista que segue em direção aos itens de menor valor. No ágil Scrum os itens de maior valor são sempre a prioridade dos trabalhos dos Developers. O Product Backlog é um artefato dinâmico que evolui, muda, cresce e diminui ao longo do tempo e muitas vezes não estará completo antes do início dos trabalhos, é preciso atualizá-lo e reordená-lo continuamente mantendo-o pronto para uso antes de uma Sprint Planning.
Há várias formas de se registrar o Product Backlog: lista de cartões, planilha Excel, “histórias de usuários”, softwares para gestão de Backlog, etc. mas é fundamental para o ágil Scrum que esteja sempre transparente para o Time Scrum e as partes interessadas no produto. A meta do produto é uma informação do Product Backlog que representa um estado futuro do produto e permite o planejamento dos trabalhos pelo Time Scrum. A meta do produto deve ser alcançada (ou abandonada) antes de se assumir uma nova meta. Sprint Backlog – Meta da Sprint O artefato Sprint Backlog é o resultado da reunião Sprint Planning e fornece uma visão geral do trabalho de desenvolvimento dos Developers e consiste de 3 (três) produtos do gerenciamento:
É muito comum se realizar o refinamento dos itens selecionados do Product Bcklog durante a Sprint Planning, e até mesmo ao longo da Sprint, para se desdobrarem em itens menores para que possam ser inspecionados e permitam o monitoramento e controle do progresso dos trabalhos. A meta da Sprint é um objetivo que será alcançado dentro da Sprint através da implementação do Product Backlog sendo representada por uma breve expressão do compromisso assumido pelos Developers, geralmente um problema de negócio a ser abordado, e deve ser mantida ao longo da Sprint. Essa meta da Sprint visa fornecer ao Time Scrum:
Incremento – Definição de Pronto O artefato Incremento é o resultado dos trabalhos do Time Scrum considerado concluído e utilizável para gerar valor ao produto. Durante uma Sprint um ou mais Incrementos poderão ser desenvolvidos para atender aos itens selecionados do Product Backlog. Quando o Time Scrum considera que concluiu um Incremento deve apresentá-lo às partes interessadas para ser inspecionado e liberado para uso se atender sua Definição de Pronto, não sendo necessário aguardar até a Sprint Review. Todos os Incrementos liberados nas Sprints devem ser incorporados harmoniosamente ao produto e liberar valor na direção da meta do produto. A Definição de Pronto é a descrição das características do Incremento que atendem a qualidade exigida para o produto e assegura que um ou mais itens do Product Backlog foram concluídos e poderão ser liberados para uso. O não atendimento a Descrição de Pronto descaracteriza o resultado do trabalho como um Incremento e este não poderá ser apresentado na Sprint Review. Links recomendados: Guia Scrum https://scrumguides.org/ Glossário do Scrum https://www.scrum.org/resources/scrum-glossary Scrum.org https://www.scrum.org/
0 Comments
Leave a Reply. |