INTRODUÇÃO Projetos são meios pelos quais as organizações introduzem mudanças em seus negócios visando transformar suas operações atuais para sobreviver e competir no futuro e necessitam ser planejados, delegados, monitorados e controlados em todos os seus aspectos, incluindo a motivação dos envolvidos para atingir os seus objetivos. “Projeto é uma organização temporária criada com o propósito de entregar um ou mais produtos de negócio, de acordo com um Business Case pré-acordado” Projetos se distinguem das operações rotineiras das organizações devido as seguintes características:
O método PRINCE foi desenvolvido como um padrão do Governo Britânico em 1989 com foco em projetos de TI e, em 1996, foi lançada uma segunda edição tornando-o um método genérico para gerenciamento de projetos, recebendo a designação Prince2™ – PRoject IN a Controlled Environment (Projeto em Ambiente Controlado). “Método não proprietário para gerenciamento de projetos que pode ser aplicado a qualquer projeto, independente do seu porte, tipo, organização, região geografia ou cultura.” Aplicado por mais de 150 países, desde 2013, o método PRINCE2 é gerenciado pela joint venture AXELOS, sendo responsável, também, pelo desenvolvimento e aumento do seu portfólio de Melhores Práticas Globais (MPG), as quais são passíveis de certificação profissional. Em janeiro de 2020, a AXELOS renomeou a designação PRINCE2 2017 (última atualização) para PRINCE2 6th edition. VISÃO GERAL DO Prince2™ O método PRINCE2 é direcionado aos aspectos associados ao gerenciamento do trabalho do Projeto mas permite facilmente sua integração com os aspectos especializados de qualquer tipo de projeto (Engenharia, Construção, etc.) e as diversas técnicas de planejamento e controle existentes. Sua aplicação contribui para melhorar a capacidade organizacional e a maturidade em diversas áreas de atividades do negócio. O fator liderança e outras habilidades interpessoais são essenciais para a condução de um projeto porém seus diferentes estilos – do autocrático ao consensual – tornam impossível sua codificação pois um estilo que funcione bem em uma determinada situação pode não atender em outra situação, sendo assim, a capacidade de liderança é desejada mas não é tratada pelo método PRINCE2. A estrutura do método PRINCE2 tem como objetivo planejar, delegar, monitorar e controlar os 6 (seis) aspectos de desempenho que estão presentes em quaisquer projetos pela integração de seus processos e temas.
Benefícios do PRINCE2
Desenvolvido como uma abordagem por processos de gerenciamento de projetos, o método PRINCE2 é adaptável e escalável para todos os tipos de projetos. Seus processos são determinados com suas principais entradas e saídas, os objetivos específicos a serem alcançados e as atividades a serem realizadas. A figura acima apresenta a estrutura do método PRINCE2 para o gerenciamento do projeto sendo composta por 4 (quatro) elementos integrados: princípios, temas, processos e ambiente de projeto.
ESTRUTURA PRINCE2 Princípios PRINCE2 Os princípios são orientações obrigatórias e boas práticas que determinam se o projeto está sendo genuinamente gerenciado de acordo com o método PRINCE2, sem a aplicação plena dos 7 (sete) princípios não será um projeto PRINCE2.
Temas PRINCE2 Os temas descrevem os aspectos do gerenciamento de projeto que devem ser tratados continuamente e em p aralelo ao longo de toda a execução do projeto. Os 7 (sete) temas explicam o tratamento específico que o PRINCE2 requer para as várias disciplinas de gerenciamento de projeto e por que são necessárias.
Processos PRINCE2 Os processos são uma progressão em etapas ao longo do ciclo de vida do projeto, do ínicio ao encerramento. São 7 (sete) os processos de gerenciamento de projetos do PRINCE2:
Nos próximos artigos estaremos esclarecendo os princípios, temas e processos do método PRINCE2®.
0 Comments
Leave a Reply. |