Projetos são meios pelos quais as organizações introduzem mudanças em seus negócios visando transformar suas operações atuais para sobreviver e competir no futuro e necessitam ser planejados, delegados, monitorados e controlados em todos os seus aspectos, incluindo a motivação dos envolvidos para atingir os seus objetivos. Como dito na introdução (Parte 1) a estrutura do método PRINCE2 para o gerenciamento do projeto é composta por 4 (quatro) elementos integrados: princípios, temas, processos e ambiente de projeto. Apresentamos os princípios (Parte 2) e temas (Parte 3) nos artigos anteriores e agora vamos conhecer melhor os processos do PRINCE2. Há 7 (sete) processos no método PRINCE2, que fornecem um conjunto de atividades necessárias para direcionar, gerenciar e entregar um projeto com êxito, os quais devem ser aplicados ao longo das etapas do ciclo de vida de um projeto. Os processos PRINCE2 apresentam as seguintes características:
O ciclo de vida de um projeto PRINCE2 Na etapa de pré-projeto temos uma idéia ou uma necessidade, que pode variar desde uma instrução verbal ou uma definição de projeto bem definida e justificada e, se o projeto for viável e aprovado é determinado os níveis de autoridade (tolerâncias) que serão delegados ao Gerente do Projeto para o estágio inicial. No estágio inicial ocorre o planejamento detalhado do projeto incluindo seu financiamento, definição das estratégias e dos controles necessários ao gerenciamento. A linha de base do projeto será determinada no Documento de Iniciação do Projeto. Com a determinação da iniciação do projeto já se torna possível planejar o próximo estágio em detalhes, no qual ocorrerá a entrega efetiva de produtos mediante a delegação do controle do dia-a-dia para o gerente do projeto que irá determinar o trabalho a ser realizado para garantir que as saídas determinadas para o estágio (produtos) atendam as especificações (qualidade) e obtenham a aprovação adequada, quando apropriado. Sendo um projeto um esforço temporário, após a aprovação de todos os produtos do projeto e estando o Comitê Diretor do Projeto satisfeito em que os usuários dos produtos estão em posição de recebê-los e utilizá-los de forma continuada, os produtos são transferidos e se inicia o encerramento com a avaliação do desempenho do projeto e seus benefícios em relação ao plano original e os recursos são desmobilizados. Processos PRINCE2 A figura acima apresenta os processos PRINCE2 e os “gatilhos” entre cada processo. No método PRINCE2 os processos compreendem as atividades, que podem ser executadas em série ou paralelo, as quais compreendem um conjunto de ações recomendadas para se alcançar um resultado específico.
Starting up a Project O propósito desse processo é garantir que os pré-requisitos mínimos para o processo Initiating a Project estejam implementados (proposição do projeto), respondendo a seguinte pergunta: nós temos um projeto viável e que vale a pena investir? Nada deve ser realizado até que algumas informações fundamentais estejam disponíveis para a tomada de decisão e permitam que um planejamento detalhado seja possível de ser elaborado posteriormente. O objetivo é fazer o mínimo necessário para decidir se vale a pena iniciar o projeto. Os papéis do Executivo, do Gerente de Projeto e da equipe de projeto e outros papéis serão descritos, assim como a definição da estrutura da equipe de gerenciamento de projeto com indicação de seus integrantes. Ao longo do processo será criada a seguinte documentação: Diário do Projeto, Notas de Lições, Business Case preliminar, Descrição do Produto do Projeto, Sunário do Projeto e o Plano de Estágio Inicial. Directing a Project O propósito desse processo é possibilitar que o Comitê Diretor do Projeto preste contas pelo sucesso do projeto através de tomadas de decisão e controle geral, delegando autoridade (tolerâncias) para que o gerente do projeto gerencie o dia-a-dia do projeto. Ao longo desse processo todos os documentos do projeto elaborados e revisados, quando apropriado, nos demais processos serão avaliados e aprovados pelo Comitê Diretor do Projeto ou por uma das partes interessadas que o constitui, além da fornecer conselhos e orientações ao gerente de projeto. Initiating a Project O propósito desse processo é estabelecer sólidos fundamentos para o projeto de forma a possibilitar a compreensão comum quanto ao trabalho a ser realizado para entregar os produtos do projeto, antes de comprometer gastos significativos, e como será aplicada as estratégias e controles do projeto. Ao longo do processo será criada a seguinte documentação: Estratégia de Gerenciamento de Riscos e Registro de Riscos; Estratégia de Gerenciamento de Configuração, Registro de Itens de Configuração e Registro de Issues; Estratégia de Gerenciamento da Qualidade e Registros da Qualidade; Estratégia de Comunicação; Controles do Projeto, Plano de Projeto, Descrição dos Produtos, Plano de Revisão de Benefícios e Business Case detalhado. Todos esses documentos e registros irão compor ou ser referenciados no Documento de Iniciação do Projeto e, se necessário, as definições de papéis e a estrtutura da equipe de gerenciamento do projeto serão atualizadas. Controlling a Stage O propósito desse processo é atribuir e monitorar o trabalho a ser realizado, tratar possíveis issues e relatar o progresso ao Comitê Diretor do Projeto e, quando necessário, promover ações corretivas para que o estágio seja mantido dentro das tolerâncias delegadas. Ao longo desse processo será criada a seguinte documentação: Pacotes de Trabalho, Relatório de Destaque, Relatório de Issues e Relatório de Ponto de Controle. Para cada pacote de trabalho deverá ser obtido, analisado e revisado o Plano da Equipe Especialista (gerente especialista). Quando se verificar previsão de que alguma tolerância do estágio possa ser ultrapassada, sendo necessário escalar para um nível hierárquico superior, deverá ser criado um Plano de Exceção e/ou um Relatório de Exceção para aprovação e replanejamento do projeto. Os planos e registros deverão ser atualizados continuamente para refletir a situação do projeto, incluindo as atividades desenvolvidas pelas equipes especialistas. Managing Product Delivery O propósito desse processo é controlar a relação entre o gerente do projeto e os gerentes de equipes especialistas, definindo os requisitos formais de execução, aceitação e entrega dos produtos dos pacotes de trabalho aprovados que estarão sob a coordenação dos gerentes especialistas, que podem ser internos ou externos a organização. Ao longo desse processo será criada a seguinte documentação, pelos gerentes especialistas: Plano da Equipe Especialista, Relatório de Ponto de Controle, Registros de Aprovação (produtos/qualidade) que, quando apropriado, serão atualizados na entrega do pacote de trabalho. Managing a Stage Boundary O propósito desse processo, realizado no fim ou próximo ao fim de cada estágio de gerenciamento, é possibilitar que o Comitê Diretor do Projeto receba as informações atualizadas para que possa revisar o sucesso do estágio atual, aprovar o Plano de Estágio, revisar o Plano do Projeto e confirmar a justificativa continuada do projeto para o negócio e a aceitabilidade dos riscos associados. Se ocorrerem exceções o Plano de Estágio deverá ser substituído pelo Plano de Exceção aprovado. Ao longo desse(s) processo(s) todos os documentos e registros deverão estar atualizados e o Plano de Estágio subsequente deve ser aprovado pelo Comitê Diretor do Projeto. Obs.: Esse processo não ocorre no estágio final, a menos que seja necessário criar um Plano de Exceção para o estágio final que conduzirão a uma atualização dos documentos do projeto. Closing a Project O propósito desse processo é possibilitar um evento no qual se confirma a aceitação do(s) produto(s) do projeto pelo(s) usuário(s) e reconhecer que os objetivos definidos foram alcançados (ou as mudanças aprovadas para os objetivos foram alcançadas) ou que o projeto não tem mais como contribuir para o negócio. Deve ser assegurado que: todas as mudanças e issues foram atendidas ou aquelas que ficaram em aberto possuem as recomendações de ações subsequentes, o desempenho do projeto foi revisado em relação a sua linha de base e avaliar se os benefícios foram atendidos ou se foi atualizado a Plano de Benefícios para revisões que só podem ser realizadas após o uso do(s) produto(s). Adequação ao Ambiente do Projeto O método PRINCE2 pode ser usado independentemente da escala, complexidade, geografia ou cultura do projeto, seja ele parte de um programa ou seja gerenciado isoladamente. A adequação se refere ao uso apropriado do PRINCE2 em um determinado projeto, assegurando que há a quantidade adequada de planejamento, controle, governança e aplicação dos processos e temas, sem omissão de nenhum de seus elementos pois estão interligados em rede. A aplicação do PRINCE2 por toda a organização é definida como implementação.
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